[DICA] Criar uma lista personalizada

Você já deve ter notado que existem algumas listas padronizadas no Excel que facilitam em muito a sua vida, como por exemplo, as séries de números, datas e dos dias da semana. Com estas listas você ganha tempo na hora de construir uma lista na planilha, pois ao digitar o inicio da série e arrastar o Excel já entende que você deseja criar uma determinada lista e então ele insere os valores na célula conforme as listas pré-definição.

Veja abaixo alguns exemplos de séries padrão do Excel, sendo que em amarelo é o que foi inserido manualmente e então selecionado e arrastado para criar automaticamente uma série pré-definida:

Excelmaniacos - Listas personalizadas 1

Agora, você sabia que o Excel possibilita a criação de uma listas personalizadas?

O procedimento é bastante simples. Para ilustrar, vou mostrar como criar a série de letras na ordem alfabética conforme nomeação das colunas da planilha (A, B, C, D… , Z, AA, AB, AC).

1º) Numa nova planilha, digite a lista que deseja criar em uma linha, um valor por célula. Para criação da lista de letras alfabéticas, podemos utilizar uma fórmula para facilitar a extração das letras conforme posicionamento da célula na planilha. Um modelo de fórmula em A1 pode ser:

=EXT.TEXTO(CÉL(“endereço”;A1);2;LOCALIZAR(“$”;EXT.TEXTO(CÉL(“endereço”;A1);2;6);1)-1)

Excelmaniacos - Listas personalizadas 2

Digitando esta fórmula em A1 e copiando e colando para todas demais células da linha 1, vamos ter a lista de das letras conforme nomeação das colunas.

2º) Selecione a linha, Copie e Cole especial como valores.

Excelmaniacos - Listas personalizadas 3

3º) Com a linha selecionada na guia “Arquivo”, vá nas “Opções do Excel”, vá na opção “Avançado” e então no botão “Editar listas Personalizadas”:

Excelmaniacos - Listas personalizadas 4

4º) Então, na caixa de “Listas personalizadas”, basta clicar no botão “Importar”, pois como a linha 1 já estará definida no campo (se não estiver é só definir pelo botão de selecionar intervalo). Assim, a sua lista já estará criada e ficará disponível para ser aplicada em qualquer arquivo aberto no seu computador. Teste digitando qualquer letra numa célula e arraste.

Excelmaniacos - Listas personalizadas 5

Uma observação é que existe um limite de valores nesta lista. Na versão do Office 2010, eu consegui criar lista personalizada com até 675 valores. No exemplo acima, isso corresponde até o valor “YY”, se uma lista ultrapassar esse limite, o valor seguinte a “YY” será o retornar à “A” (Ex: YW, YX, YY, A, B, C).

Esta foi uma sugestão de lista para ser criada. Você pode criar quantas listas personalizadas desejar, como por exemplo, uma lista com produtos da sua empresa, cargos, coordenadas norte/sul/leste/oeste, e tantas quantas forem úteis para você ganhar em produtividade no desenvolvimento de suas planilhas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s