[DICA] Criar uma lista personalizada

Você já deve ter notado que existem algumas listas padronizadas no Excel que facilitam em muito a sua vida, como por exemplo, as séries de números, datas e dos dias da semana. Com estas listas você ganha tempo na hora de construir uma lista na planilha, pois ao digitar o inicio da série e arrastar o Excel já entende que você deseja criar uma determinada lista e então ele insere os valores na célula conforme as listas pré-definição.

Veja abaixo alguns exemplos de séries padrão do Excel, sendo que em amarelo é o que foi inserido manualmente e então selecionado e arrastado para criar automaticamente uma série pré-definida:

Excelmaniacos - Listas personalizadas 1

Agora, você sabia que o Excel possibilita a criação de uma listas personalizadas?

O procedimento é bastante simples. Para ilustrar, vou mostrar como criar a série de letras na ordem alfabética conforme nomeação das colunas da planilha (A, B, C, D… , Z, AA, AB, AC).

1º) Numa nova planilha, digite a lista que deseja criar em uma linha, um valor por célula. Para criação da lista de letras alfabéticas, podemos utilizar uma fórmula para facilitar a extração das letras conforme posicionamento da célula na planilha. Um modelo de fórmula em A1 pode ser:

=EXT.TEXTO(CÉL(“endereço”;A1);2;LOCALIZAR(“$”;EXT.TEXTO(CÉL(“endereço”;A1);2;6);1)-1)

Excelmaniacos - Listas personalizadas 2

Digitando esta fórmula em A1 e copiando e colando para todas demais células da linha 1, vamos ter a lista de das letras conforme nomeação das colunas.

2º) Selecione a linha, Copie e Cole especial como valores.

Excelmaniacos - Listas personalizadas 3

3º) Com a linha selecionada na guia “Arquivo”, vá nas “Opções do Excel”, vá na opção “Avançado” e então no botão “Editar listas Personalizadas”:

Excelmaniacos - Listas personalizadas 4

4º) Então, na caixa de “Listas personalizadas”, basta clicar no botão “Importar”, pois como a linha 1 já estará definida no campo (se não estiver é só definir pelo botão de selecionar intervalo). Assim, a sua lista já estará criada e ficará disponível para ser aplicada em qualquer arquivo aberto no seu computador. Teste digitando qualquer letra numa célula e arraste.

Excelmaniacos - Listas personalizadas 5

Uma observação é que existe um limite de valores nesta lista. Na versão do Office 2010, eu consegui criar lista personalizada com até 675 valores. No exemplo acima, isso corresponde até o valor “YY”, se uma lista ultrapassar esse limite, o valor seguinte a “YY” será o retornar à “A” (Ex: YW, YX, YY, A, B, C).

Esta foi uma sugestão de lista para ser criada. Você pode criar quantas listas personalizadas desejar, como por exemplo, uma lista com produtos da sua empresa, cargos, coordenadas norte/sul/leste/oeste, e tantas quantas forem úteis para você ganhar em produtividade no desenvolvimento de suas planilhas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s