[DICA] ALT+0010 : A quebra de linhas super útil

Olá Amigos!

No Excel, quando você deseja realizar uma quebra de linha dentro da célula usamos a combinação das teclas ALT+ENTER, ou quando queremos incluir uma quebra numa fórmula que resulte texto podemos concatenar a função CARACT com o argumento 10 (&CARACT(10)&).

Mas hoje gostaria de compartilhar uma breve dica, uma tecla de atalho para a quebra de linha, muito útil em algumas situações especificas que o ALT+ENTER não resolve nosso problema. Então falarei sobre a tecla de atalho ALT+0010.

Vou mostrar duas aplicações práticas para aplicação deste atalho:

1) Formatação personalizada da célula: Com esta tecla de atalho podemos incluir quebra de linha na formatação da célula, por exemplo, podemos adicionar a palavra “litros” sempre na linha de baixo da célula, ou podemos adicionar um título na célula, ambos de modo a não influenciar na formatação base do número da célula, ou seja, podemos efetuar cálculos normalmente usando essas células como referência.

Veja exemplos:

ALT0010-1

ALT0010-2

Quando é pressionado ALT+0010 parte do texto na caixa “tipo” passará para a linha de baixo e não ficará visível. Isso é normal, pois os desenvolvedores não programaram esta caixa de texto prevendo esta situação. Basta confirmar com o OK para criar a regra de formatação personalizada.

IMPORTANTE: Nestes casos de formatação é importante que as células com esta formatação estejam com a opção “Quebra texto automaticamente” habitada (ALT0010-3).

2) Texto para colunas: É possível transformar textos que estão na mesma célula com várias quebras de linha em colunas, aplicando o ALT+0010 como o delimitador.

Por exemplo, observe a estrutura que está na célula A1 da imagem abaixo:

ALT0010-4

O objetivo é colocar cada termo em uma linha diferente. O processo que vamos usar é transformar o texto para colunas e depois transpor o resultado.

Com a célula selecionada, na guia “Dados” temos a opção “Texto para colunas”. Ao clicar nela teremos a caixa de mensagem que trará a opção de “Delimitado” ou por Largura fixa. Vamos escolher “Delimitado”, e então na opção “Outros” vamos digitar o ALT+0010. Veja a imagem:

ALT0010-5

Parece que não aconteceu nada, mas ao concluir a operação teremos o texto da célula A1 dividido nas colunas conforme desejado:

ALT0010-6

A última etapa é só copiar o intervalo e colar transpondo os valores:

ALT0010-7

Espero que gostem da dica e se conhecerem ou descobrirem outras aplicações para o ALT+0010 comentem aqui!

Baixe o arquivo com estes modelos para ver e praticar: ExcelManíacos.com – ALT0010

Abraços!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s