[Funções] Biblioteca das funções de Macro do Excel 4 (Excel4Macro)

Olá Excelmaníacos!

Este post é para divulgar as funções antigas de Macro do Excel 4. Nas pesquisas na internet consegui a literatura com a biblioteca de todas as funções, porém em inglês.

Estou estudando estas funções que permitem aplicações bastante interessantes e criar coisas que achava que só era possível no VBA.

Vejam, por exemplo, o artigo sobre a Função “ARQUIVOS”Função AVALIAR, e a video aula que aplico a função INFO.PASTA.TRABALHO. Vocês verão aplicações bastante interessantes e úteis.

Como o material está em ingês e não localizei nada sobre a tradução das fórmulas para aplicação no Excel em português, a minha dica é utilizar uma linha de comando no VBA para adicionar um novo nome no Excel com a fórmula em inglês mesmo, que daí quando for no gerenciador de nomes, a fórmula estará em português.

Outro ponto importante é que ao aplicar as funções Excel4Macro na planilha através do gerenciador de nomes, é obrigatório que o arquivo seja salvo como .xlsm, caso contrário os nomes com as fórmulas não ficarão gravados.

O link para baixar os arquivos com a biblioteca de funções: Baixe aqui (Google Drive)

4 comentários em “[Funções] Biblioteca das funções de Macro do Excel 4 (Excel4Macro)

  1. Parabéns pelo seu trabalho, Rafael! Seu blog está de fato recheado de boas dicas, muito interessante mesmo.
    Quanto às velhas e boas macros do Excel 4, é bom saber que tem alguém que ainda olha por elas e estimula seu uso. Elas continuam sendo bem poderosas e de fato também acho que ainda podem ser uma boa alternativa. E surpreendentemente verifiquei que o arquivo de help (em inglês), o macrofun.exe ainda está disponível na Microsoft para download, embora ao descompactar ele tenha a extensão .hlp que, para funcionarem no Win10 precisam de uma “gambiarrazinha”. Link: https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=1465
    Como sou da velha guarda, ainda tenho os manuais oficiais impressos do Excel 4 que incluem as ditas funções de macro (bons tempos aqueles dos manuais impressos), que é um dos volumes que vinham no pacote. É o “Guia de Funções” e está em português mesmo, se precisar alguma info, à disposição.
    Saudações e bom trabalho.

    Curtir

    1. Edson boa tarde, você mencionou que “para funcionarem no Win10 precisam de uma “gambiarrazinha””, você poderia ensinar essa gambiarrazinha pra gente, pois de muito me interessou, pois também sou da velha guarda, se poder fico no aguardo.

      Curtir

      1. Peço licença ao Issamu para dar essa orientação ao José Francisco, já que foge do assunto do blog. Bem, na verdade, Francisco, não é tão “zinha” assim, é um pouco enjoada de fazer, mas vai. Basta seguir criteriosamente as orientações do seguinte blog:
        http://blog.firebase.com.br/abrindo-arquivos-hlp-no-windows-10/
        Lembre-se que ao usar prompt (DOS rsrs) tem que executar como administrador.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s