Creio que em algum momento você já se deparou com a mensagem de alerta sobre Referência Circular:
Em 99% dos casos, a referência circular ocorre por um equivoco de referências no momento de desenvolver suas fórmulas.
Então você me pergunta: “Existe momento em que a referência circular é desejada??”
A Resposta é SIM!!
Vamos imaginar a seguinte situação:
Uma empresa tem a politica de doar 3% do seu lucro para projetos sociais, e esse valor doado deve entrar como despesa para a empresa no período. Resumidamente temos essa situação:
Como resolver isto no Excel levando em conta essa referência circular?
Montando a tabela e criando as relações nas fórmulas entre as células recebemos a mensagem da referência circular e o cálculo não é realizado, veja:
Para resolver este problema fazendo com que o Excel entenda essa referência circular desejada é bastante simples. Basta ir nas opções do Excel e nas opções de “Fórmulas” habilitar a opção “Habilitar cálculo iterativo“:
A Iteração é o recálculo repetido de uma planilha até que uma condição numérica específica seja satisfeita. Quando a fórmula faz referência a uma de suas próprias células, é possível determinar a quantidade de vezes que a fórmula deve ser recalculada. A referência circular pode ser iteradas inúmeras vezes, entretanto nas configurações é possível definir o número máximo de iterações e a quantidade máxima de alterações. Não habilite a opção de cálculo iterativo a menos que tenha necessidade, pois isso pode diminuir a performance da planilha.
Observe como ficou a planilha após habilitar esta opção:
Observe que as setas azuis indicando as referências circulares sumiram e os cálculos feitos da forma desejada, mesmo sendo referências circulares.
Fica aqui mais uma dica de recursos disponíveis no Excel!
Baixe este exemplo aqui: modelo-referencia-circular