[DICAS] Contar uma cadeia especifica de caracteres dentro de uma lista usando caracteres coringas

Hoje vou mostrar a aplicação de caracteres coringas “?” e “*” como critério das funções da família …SE (Ex.: CONT.SE, CONT.SES, SOMASES, SOMASES).

Os caracteres curinga podem ser usados como critérios de comparação para filtros de texto e durante a pesquisa e substituição de conteúdo. Aqui vou aplica-los como argumentos de critério de filtro em funções.

Existem 2 caracteres curingas e um caractere anulador do caractere coringa, são eles:

  • ? (ponto de interrogação): Qualquer caractere único (Por exemplo, Eugeni? localizará “Eugenio” e “Eugenia“)
  • * (asterisco): Qualquer número de caracteres (Por exemplo, nor* localiza “nordeste”, “norte” e “noroeste”
  • ~(til) seguido de ?, * ou ~: O til anula a atuação do caractere coringa para buscar o próprio caractere que representa o caractere coringa, ou seja, o ponto de interrogação, asterisco ou til. (Por exemplo, A~*B localiza somente A*B.

Conhecendo os caracteres, vamos ver a aplicação prática nas funções de contagem, que para ilustrar vou aplicar nas funções CONT.SE e SOMASE, mas os princípios aqui valem para todas outras funções deste gênero.

Veja por exemplo a tabela ilustrativa abaixo com 100 nomes de cantores que começam da linha 4 ate a linha 103:

curinga-011) Quantos nomes contém a palavra “Carlos”?

Uma maneira de fazer utilizando uma única função é: =CONT.SE(C4:C103;”*Carlos*”)

Uma boa prática do Excel é reduzir o máximo possível o uso de palavras estáticas nas fórmulas desenvolvidas, pois é mais trabalhoso realizar ajustes e as fórmulas ficam “engessadas”.

Por isso, ao invés de utilizar o termo “Carlos” no argumento da fórmula, vamos utilizar uma célula que contenha o nome a ser contado, por exemplo, a célula F4. Dessa forma, a fórmula ficaria: =CONT.SE(C4:C103;”*”&F4&”*”)

Obs: O “&” na fórmula realiza a concatenação dos elementos, ou seja, ele liga uma palavra na outra: Ex: “*”&”Carlos”&”*” é o mesmo que “*Carlos*”.

2) Como somar a quantidade total de caracteres dos nomes que contém “Carlos”?

Seguindo o mesmo principio e boa prática da pergunta 1, uma maneira de fazer utilizando uma única função é: =SOMASE(C4:C103;”*”&F4&”*”;D4:D103)

3) Quantas Marina ou Marisa há na lista?

A fórmula é a mesma, o que podemos mudar é o termo de busca, já que os nomes tem a mesma raiz, o mesmo tamanho e terminam com “a”, podemos procurar pelo termo “Mari?a, pois só o que muda é o quinto caractere: =CONT.SE(C4:C103;”*Mari?a*”)

Este é um modelo, e claro que podem haver exceções, por exemplo, se houve uma palavra “Marica” ou “Mariza” seriam contados também. O intuito aqui é mostrar a função do caractere coringa “?”.

Veja na imagem a aplicação destas soluções:

curinga-03

Ilustradamente:

curinga-04

O modelo aqui é bem simplista, apenas para ilustrar aplicação deste recurso de caracteres coringas. Este recurso é muito útil para contar ou somar vendas de famílias de produtos que tem códigos ou nomes com mesma cadeia de caractere em parte deles.

Abaixo está o link para baixar este modelo. No modelo também há a montagem da lista de nomes que atendem o critério utilizando fórmulas matriciais de duas maneiras diferentes, caso tenha interesse de estudar mais um pouco de fórmulas matriciais.

Link: contar-uma-cadeia-especifica-de-caracteres-dentro-de-uma-lista-usando-caracteres-coringas

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s