[Fórmulas Matriciais] Como contar a quantidade de repetições de um caractere ou texto dentro de uma única célula

Neste post quero mostrar um pouco das possibilidades de um recurso que muitas pessoas desconhecem no Excel, que são Fórmulas Matriciais!

Fórmula Matricial - Contar texto numa célulaImagine você a possibilidade de realizar múltiplos cálculos na própria célula de uma fórmula inserida nela. É basicamente isso que uma fórmula matricial faz, ela processa múltiplos cálculos retornando uma matriz com cada resultado, e então a partir dessa matriz é possível aplicar diversas funções como SOMA, MÉDIA, MÍNIMO, MENOR, MÁXIMO, MAIOR, ÍNDICE, etc…

Aqui, vou demostrar como contar a quantidade de repetições de uma letra ou até mesmo uma sequência de caracteres num texto inserido numa célula.

Baixe o modelo com toda explicação!

Download: Excelmaníacos_Explicação Matricial – Contar texto na célula

3 comentários em “[Fórmulas Matriciais] Como contar a quantidade de repetições de um caractere ou texto dentro de uma única célula

  1. Amigão, estou com um problemas e gostaria de saber como resolver. Tenho verias celulas preenchidas com cadeias de numeros e caracteres, uma embaixo da outra. Gostaria que o excel identificasse a celula que contem dentro de sua cadeia de caracteres um numero especifico. Estou com dificuldades nesse quesito pois tenho por exemplo que identificar o numero 1 em uma cadeia de caracteres como esta: 14b 21x 31w 15. O excel interpreta que o numero 1 do numero 14 é o caractere que estou proucurando, mas está errado. preciso que o excel identifique somente quando existe o numero 1 puro. entende ?

    Curtir

    1. Olá Clayton! Posso te ajudar sim. Preciso de mais informações sobre essas cadeias de caracteres. Elas terão sempre este padrão de 4 cadeias alfanuméricas separadas por espaço? Sempre haverá uma letra após os números nas três primeiras ocorrências? Sempre haverá espaçamento entre as cadeias? Sabendo suas informações da pra começar a pensar em algo. Se possível, mande um modelo pasta meu email do site. Abraços!

      Curtir

  2. Boa tarde meu amigo. Tô procurando há dias uma fórmula para achar de uma vez só (não de uma em uma) quantas vezes saíram as trincas da loto fácil. Ex: Quantas vezes a trinca 1-2-3 2-3-4 1-24-25 etc saíram. Tem como fazer esse cálculo? São 2.300 trincas da loto fácil. Não dá pra fazer de uma em uma. Pode me ajudar?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s